sexta-feira, 28 de agosto de 2020

PARE, OLHE, OUÇA E CRESÇA! Divulgar Blogs

A convivência em todas as esferas da vida humana revelam que somos surpreendidos com o passar do tempo, de forma negativa ou positiva. Só quem convive sabe da importância de se ter amizades que levem ao conhecimento mútuo, seja no casamento, na ala profissional, ministerial ou familiar. A caminhada irá revelar variadas situações que nos ensinarão lições importantes, que só vive quem tem disposição em se relacionar.

Um certo dia, conversando com um liderado meu em um departamento da igreja, aos poucos fui tendo um diálogo mais pontual para conhecê-lo e entender seu propósito de vida. Me chamava a atenção como ele era tão amigo de uma pessoa que passou em nossa região, e eu pensava comigo, porque dar tanta importância a uma pessoa que não estava mais em nosso meio. 

Ele me contava que no passado, ele viveu por muitos anos, inclusive desde seus 14 anos de idade em trabalho braçal, forçado, na pesca profissional, ficando em alto mar em média 30 dias para retornar em terra e depois de uma semana voltar ao trabalho longínquo novamente. Isso lhe trouxe muita experiência na pesca, porém, o limitou às demais áreas da vida, ficando um tanto desatualizado quanto ao contexto social diverso. Disse ele que quando desistiu da pesca para tentar outro trabalho, recebeu a proposta de trabalhar ao lado de um piloto de lancha profissional em embarcações de luxo e de grande porte, saindo então de uma embarcação com vários tripulantes trabalhadores braçais para uma embarcação luxuosa com pessoas requintadas de "outro nível", falando socialmente.

No diálogo, afirma que foi um início difícil, por ser rude e sem "ginga" para lidar com outra classe de pessoas, foi então que o amigo, ao lhe dar essa oportunidade, não só era seu amigo, mas foi um mentor, instrutor, um mestre que lhe ensinou uma nova profissão, criando um relacionamento que ficou marcado em sua vida, o tornando um renomado piloto de iate e sendo ovacionado por quem conhece seu trabalho desenvolvido. 

Aprendi mais uma vez que precisamos conversar mais com as pessoas que nos seguem, entender o processo, ouvir, ser solícitos, empáticos e saber que atrás de uma grande amizade existe uma história refinada, impactante e que coloca por terra toda a nossa presunção e capacidade de pensar que sabemos de todas as coisas, sem antes sentar para ouvir.

Quando você olhar para uma pessoa, também a ouça, vislumbre o conjunto da obra, sua história de vida, suas conquistas, suas metas, seus medos e enfrentamentos, porque certamente antes de ministrar à vida de alguém, você será primeiro ministrado pela história de vida alheia, para depois pensar em conjecturar.

Que tal dialogar profundamente com seus amigos ou liderados e descobrir que por trás de um grande homem ou mulher, existe uma história única, contada por alguém que viveu agruras e bonanças, na sua singularidade e experiência única, mas real.

Com quem você pode conversar hoje? Pode começar por sua casa, sua esposa(o), sua família, ou em seus diversos relacionamentos sociais, pois existem pessoas sedentas por contar suas histórias, e não se espante, porque serás impactado e ministrado através delas.

Tudo bem? Vamos conversar?

Excelente dia!

Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.

Eclesiastes 9:10

Ao ver as multidões, Jesus sentiu grande compaixão pelas pessoas, pois que estavam aflitas e desamparadas como ovelhas que não têm pastor.

Mateus 9:36

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VESPEIRO MIDIÁTICO

Nunca se percebeu e se sentiu um ataque tão proeminente nas redes sociais, pois basta você inserir sua visão de determinado assunto e você a...