sexta-feira, 17 de julho de 2020

PAI, HOJE É AMANHÃ?

Lembro-me de nossa filha em sua infância nos interrogando: "Pai, hoje é amanhã?". No momento nos pareceu muito estranho, porque sinceramente, não entendíamos e com resposta forte respondíamos: "Não filha! Hoje é hoje! Como assim? Hoje é amanhã!", e ela ficava desprovida de satisfação. Confesso que demorou um pouco para "a ficha cair" e talvez você esteja na mesma situação que a nossa, perplexos com a pergunta tão filosófica e profunda! Pois então, depois te explico.

É de se pensar que a realidade em que vivemos até aqui nos leva a filosofarmos, e de maneira crítica como tem sida a nossa experiência de vida! Não é novidade os tempos fluídos e líquidos atuais que se esparramam pelas mãos, causando uma sensação de frieza e inconsistência, atreladas à rapidez e superficialidade envolvidas. De forma alguma quero me remeter ao passado confrontando-o ao tempo atual, mas refletirmos para que sentido estamos indo, qual o plano da viagem, pois o norte e o sul são direções totalmente opostas e por mais que apenas um grau no planejamento esteja fora de rota, no final trará um resultado estrondoso, nos deixando desmotivados e constrangidos.

Se você decidir entrar na direção do que é ético e moral, certamente enfrentará constrangimentos e decepções, visto a relatividade ser tão intensa que acaba por nos deixar explícita a ideia de que estamos errados e os demais corretos, mesmo que vivam em desacertos e maus exemplos. Culpam as tradições e "imposições" passadas, eliminando de suas vidas toda a construção paterna e materna, vivendo ao seu bel prazer e por si só, pelas circunstâncias da vida e não se importando com as consequências, que serão danosas e eternas, se não resolvidas.

Eu e a minha casa decidimos andar na verdade e isso é inegociável, dentro do modelo ético e moral genuíno e bíblico, não por imposição, mas influenciando vidas e construindo relacionamentos sadios e duradouros. É lógico que isso tem um preço alto, mas que não passa nem perto daquele que nosso mestre Jesus sofreu, nos condicionando a viver de maneira justa e veraz. 

Àquela indagação filosófica de nossa filha, atrelada a vida diária, nos remete a entendermos as perguntas de uma sociedade que está perdida entre ontem e hoje, tão desligada da realidade a ponto de absorver qualquer situação sem filtro, obstruindo as vias da esperança e certeza das coisas. A simples indagação de uma criança nos fez ver que precisamos parar tudo em que estamos envolvidos e dar a devida atenção à voz de um ser humano que tem seus questionamentos e trazer à eles respostas sólidas e transformadoras capazes de reorientar suas vidas. 

Quando nossa filha indagava, ela simplesmente estava nos inquirindo algo que havíamos combinado no dia anterior, entendendo que hoje seria o ontem que ela havia pedido algo, e que hoje seria o dia de nós executarmos o que tínhamos combinado com ela para o dia seguinte, e se não o fizéssemos, ficaríamos todos os dias sendo "importunados" por uma questão para ela tão simples, mas no momento para nós tão complexa.

Ei! Para tudo que você está fazendo com tanta rapidez e superficialidade e inicie hoje uma nova história, construindo relacionamentos, respondendo a quem necessita, dando atenção às pessoas e trazendo soluções para elas, deixando para depois as demais coisas. Tudo está passando rápido, por isso não vale a pena ficar em alta marcha e deixar passar as coisas boas da vida, mas reduza a velocidade, observe, indague, compartilhe e comungue com quem está perto de você, deixando simplesmente de suportar as pessoas, mas amá-las!..

Porque hoje é amanhã sim!!!


Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o 
que se plantou;
Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e 
tempo de afastar-se de abraçar;
Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;
Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.

Eclesiastes 3,1-8

9 comentários:

VESPEIRO MIDIÁTICO

Nunca se percebeu e se sentiu um ataque tão proeminente nas redes sociais, pois basta você inserir sua visão de determinado assunto e você a...